31 ferramentas grátis e indispensáveis no Marketing Digital

Embora existam muitas ferramentas, a maioria delas são pagas, e nem todo mundo tem condição de pagar por uma assinatura para cada serviço que for usar. Mas existe diversas ferramentas que podem ajudar muito e que são disponibilizadas livremente. Confira uma lista de 31 delas que preparei pra você que está começando, para dar o pontapé em suas estratégias!

1. Google Analytics

A primeira delas sem dúvidas é o Google Analytics em, já que é uma das ferramentas principais para o marketing digital. Não importa a origem de seu negócio, o Google Analytics é a melhor ferramenta para avaliar o desempenho de seu site, assim como receber insights sobre seus conteúdos. Acesse o Google Analytics.

2. IceRocket

Com a promessa similar ao do Social Mention, o IceRocket é uma alternativa focada apenas nos blogs e Twitter, especificamente. É possível encontrar posts sobre uma palavra-chave específica ou hashtags, caso procure no Twitter.  Para usar o IceRocket. Clique aqui.

3. Google Alertas

Essa ferramenta pouco conhecida do Google permite que fique bem informado sobre assuntos do interesse de seu negócio ou até mesmo para monitorar o buzz que sua marca está gerando. É possível usar o Google Alertas para configurar a frequência destas notificações em seu e-mail.

4. TweetDeck

Perfeito para quem pretende utilizar o Twitter em seu negócio. O TweetDeck é uma ferramenta de gerenciamento de contas no Twitter, oferecendo métricas de engajamento em tempo real além de agendamento de publicações. Conheça mais sobre o TweetDeck.

5. Informações de página no Facebook

As Informações já estão disponíveis dentro de sua própria página no Facebook. Basta acessar a guia de mesmo nome para conferir dados de tráfego e engajamento de sua página. É possível analisar diversas métricas e conhecer mais sobre o comportamento dos visitantes e seguidores.

6. Rapportive

Esse software possui um propósito bastante simples: trocar o menu lateral direito de sua caixa de entrada no Gmail por uma busca que mostra informações de contatos no LinkedIn. A extensão pode ser usada nos navegadores Mozilla Firefox e Google Chrome e pode ser baixada no link.

7. Qzzr

Apesar do nome esquisito, o propósito do Qzzr é bastante claro: permitir a criadores de conteúdo criar aqueles quizzes bastante compartilhados pelas redes sociais. Grandes portais como TechCrunch recorrem a plataforma para criar seus questionários.  Clique aqui para conhecer a ferramenta.

8. Google PageSpeed Insights

Assim como o Qzzr e o Rapportive, o PageSpeed Insights possui um propósito bastante claro e normalmente não percebido. Ele analisa qualquer endereço na web e testa a velocidade de carregamento. Sites pesados que causam demora, e que também podem causar desistência por parte dos visitantes. Acesse o Google PageSpeed Insights.

9. Keywordtool.io

Uma das ferramentas dedicadas à SEO, o Keyword Tool permite pesquisar sobre palavras-chave em diferentes mecanismos de busca, como Google, Bing e Youtube. Também é possível separar as pesquisas por idioma. Conheça mais sobre o Keyword Tool em sua página.

10. Social Mention

Social Mention é uma ferramenta que permite procurar por termos na internet e redes sociais. Ela analisa força, sentimento geral sobre o assunto e seu alcance na web. Também é possível procurar por tipos de veículos específicos, como blogs, imagens ou vídeos, entre outros.

11. Google Trends

Mais uma das ferramentas do Google, o Trends permite analisar quais são as palavras-chave mais populares. Também é possível conferir quais são as notícias mais populares, podendo filtrá-las por categoria e local. Clique aqui  para usar o Google Trends.

12. SimilarWeb

Por mais focada e melhor que seja sua estratégia de marketing digital, analisar as ações e números da concorrência também é uma parte importante do seu negócio. O SimilarWeb preenche essa lacuna, permitindo que compare números de tráfego entre dois sites diferentes, podendo usá-los como comparativo com sua página.

13. Browseo

Já tentou imaginar como deve ser a visualização de um site através da ótica de um dos robôs do Google? Esse é o propósito do Browseo, que traz informações relevantes como número de palavras no texto da página e número de links internos e externos. Quanto mais usar o aplicativo, mais aprenderá sobre a composição das páginas de seu site.

14. Copyscape

Copyscape é uma ferramenta bastante simples e útil quando se está trabalhando com uma equipe de redatores freelancers. A ferramenta permite que coloque o link de sua página e encontre possíveis cópias…ou se sua própria página está com conteúdo copiado de outro site!

15. Evernote

Uma das ferramentas mais versáteis para profissionais de marketing digital, o Evernote traz uma gama extensa de funções. Entre elas, a possibilidade de colaboração online entre equipes, listas de tarefas e troca de arquivos, entre muitos outros. Clique aqui e conheça todas as possibilidades do Evernote.

16. Gerador de Títulos da Rock Content

A Rock Content conta com um gerador de títulos para blog em português que recomendo bastante quando tiver sem ideias para blog posts. A ferramenta funciona em qualquer navegador e basta inserir três palavras-chave para que gere sete ideias de títulos diferentes. Conheça mais sobre a ferramenta  Clicando aqui.

17. Headline Analyzer

Enquando o gerador de títulos da Rock Content ajuda na criação dos títulos, o Headline Analyzer faz sua análise em termos de reação do leitor ao mesmo tempo que também confere se está otimizado para SEO. Seu defeito é estar disponível apenas em inglês, exigindo adaptações que nem sempre cabem na otimização.

18. PlaceIt

PlaceIt tem uma funcionalidade especial para quem cria imagens para sites com o propósito de que sejam vistas em dispositivos móveis. Ao fazer o upload de uma imagem, ele cria uma prévia de como tal imagem seria vista na tela de um iPhone ou iPad, por exemplo. Perfeito para criação de sites com design responsivo.

19. Piktochart

A plataforma é dedicada a auxiliar na criação de infográficos, mesmo para quem não possui experiência prévia. O Piktochart conta com uma biblioteca de mais de 1.000 imagens, que podem ser usadas para criar e editar seus infográficos.

20. Wideo

Usado para criar vídeos curtos, o Wideo permite construir animações através de diversas imagens – de seu banco de dados ou enviadas pelo usuário -, formas, objeto e texto, entre diversos outros. Também conta com modelos pré-criados para auxiliar os iniciantes.

21. Feedly

Uma das melhores opções para realizar curadoria de conteúdo em suas mídias sociais. O Feedly é um agregador de feeds que permite acompanhar as publicações de quaisquer sites de conteúdo, assim como o permite organizar estas fontes de acordo com seu assunto. Clique no link para conhecer o Feedly.

22. PutsMail

Não poderíamos deixar de citar as ferramentas de e-mail marketing. O PutsMail é usado para conferir prévias dos emails que envia, através da ótica do destinatário. Saiba mais sobre a ferramenta Clicando aqui.

23. Google Analytics URL Builder

URL Builder permite criar links personalizados de acordo com suas campanhas. Dessa maneira, é possível conhecer a origem – como email marketing ou redes sociais – dos links acessados por visitantes ao fazer a análise de sua performance no Analytics. A ferramenta também conta com uma extensão para o Google Chrome.

24. Social Sharing Link Builder

Extensões como a do Google Analytics para o Google Chrome permitem inserir códigos em links para que sejam usados em determinadas situações, como posts em redes sociais. O Social Sharing Link Builder possui função semelhante, mas dedica-se exclusivamente a inserir esse tipo de link em campanhas de email marketing.

25. FreshMail

Procurando facilitar o design de seus emails, o FreshMail traz uma variedade de modelos que podem ser usados para suas campanhas. Além disso, esses modelos podem ser editados e customizados da maneira que achar mais efetiva para sua estratégia de marketing Clique aqui para conhecer a ferramenta.

26. Mixpanel

Considerada uma das ferramentas analíticas mais completas do mundo, o Mixpanel possui funções semelhantes ao do próprio Google Analytics. No entanto, sua forma de analisar os dados de seu site é diferente: ao invés das pageviews, suas métricas são relacionadas às ações tomadas por visitantes. Saiba mais sobre o Mixpanel.

27. Webtrends

Se a quantidade de informações da tela do Google Analytics causa mais espanto que esclarecimento, recomendo olhá-lo e aprendê-lo aos poucos, devido sua importância. No entanto, também pode usar ferramentas semelhantes como o Webtrends, que se preocupa em mostrar estes dados em uma maneira mais fácil de ser lida. Confira uma demonstração em seu site e faça a comparação.

28. Countly

Outra ferramenta similar ao Analytics da Google, o Countly oferece um serviço mais voltado aos donos de e-commerce. Seu principal destaque é que ele demonstra em tempo real quando uma compra é feita, atualizando suas métricas instantaneamente. Clique aqui  para saber mais sobre o Countly.

29. Cyfe

Um dos melhores aplicativos para quem utiliza plataformas como WordPress e Joomla. O Cyfe permite integrar o gerenciamento de ambas as plataformas em um mesmo local, como se fossem o mesmo serviço. Conheça mais sobre as possibilidades proporcionadas pelo Cyfe em seu site.

30. PeerReach

Está procurando influenciadores para ficar por dentro dos conteúdos mais relevantes de sua área e até mesmo interagir com eles sobre estes assuntos? Então o PeerReach é uma das melhores ferramentas para isso. Ela possibilita encontrar estes influenciadores em seu Twitter, além de organizar sua base de seguidores.

31. SpyFu

Quer saber quais são as palavras-chave mais rentáveis de seus concorrentes? O SpyFu permite que obtenha esse tipo de informação. Com ela, é possível elaborar uma estratégia de conteúdo para que possa sobrepor seu ranqueamento no Google e assim ter acesso a uma fatia que atualmente pertence a ele.

E aí, curtiu nossa lista? Obviamente que não queremos que você utilize todas, mas as que forem mais relevantes ao seu negócio e estratégias.

Se acha que esquecemos de alguma, ou se você utiliza algumas dessas citadas, comente ai nos comentários.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
logo-site