Por que seu negócio não sobreviverá se não estiver na internet?

Quando falamos de presença on-line, estamos discutindo um assunto relativamente jovem, mas que algumas empresas ou pessoas ainda parecem não entender. É compreensível, e vemos muitas empresas nascerem e morrerem sem se preocupar com a internet.

E por que isso deveria mudar agora? A verdade é, seguimos por um caminho sem volta, onde vemos empresas morrerem por não conseguirem vender ou colocar seus negócios na internet.

E os principais pontos são:

As expectativas dos consumidores mudaram

Quase todos os brasileiros têm acesso e usam regularmente a internet. A maioria quando ouve falar de um negócio pela primeira vez, imediatamente procura um site ou perfil de mídia social onde possa saber mais.  As pessoas esperam que a empresa tenha um site, e se a mesma não tiver, eles podem duvidar da legitimidade da empresa ou descartá-la como uma opção potencial. Há um padrão “mínimo” que os consumidores esperam ver de negócios on-line, então se esforçam para conseguir pelo menos isso.

Acessibilidade para o cliente

Há uma grande mudança na preferência dos consumidores, que passaram ter mais dependência de lojas e serviços online. Grandes avanços em tecnologia, como Internet de alta velocidade e dispositivos móveis, tornaram as pessoas mais dependentes da Internet e menos dependentes de estruturas físicas todos os dias. Isso significa que o marketing on-line se torna mais importante em uma escala consistente com o passar do tempo. Se você não acha que o marketing on-line é importante para o seu negócio de hoje, há uma chance do seu negócio não sobreviver em um futuro muito próximo, pois a internet é um investimento de longo prazo.

Princípios básicos

Se você quer construir uma reputação para o seu negócio, ou pelo menos satisfazer seus clientes existentes, existem alguns princípios básicos que você precisará implementar.

Aqui estão as características mínimas que todos os negócios modernos devem ter:

Um site – Se você não tem um site, você está atrasado. Seu site é o centro para o resto da sua estratégia de marketing de entrada, servindo como destino final para seus esforços direcionais. É o lugar onde as pessoas podem entrar em contato com você, dando-lhe a oportunidade de ganhar novos clientes. Mais importante ainda, um site é um lugar onde as pessoas que já conhecem sua marca podem encontrar mais informações sobre você, como? Por exemplo, onde você está localizado e quais são seus serviços. É também um marcador de legitimidade; se um cliente em potencial descobre que não existe um site, ele ou ela não pode levá-lo tão a sério, ou acreditar que você não acompanhe as tendências.

Uma presença nas redes sociais – Ter algum tipo de presença na mídia social também é importante. Não é absolutamente necessário publicar todos os dias ou sair do seu caminho para criar uma audiência, mas você deve, pelo menos, preencher as informações básicas em perfis em plataformas como Facebook, Twitter e Instagram. Novamente, as mídias sociais servem como marcador de legitimidade, mostrando a “realidade” e a modernidade da sua empresa. É também uma maneira de chegar à frente de pessoas que estão especificamente procurando por você nessas lojas.

Atualizações regulares – Não basta simplesmente estabelecer uma presença; você também deve esforçar-se para atualizar essa presença sempre que necessário para manter uma audiência. Um exemplo importante: se sua empresa mudar de local, você precisará atualizar seu endereço em seu site, perfis de redes sociais e, possivelmente, suas citações locais. O mesmo deverá ocorrer se os seus horários de atendimento mudarem ou se você passar a oferecer novos produtos ou serviços.

Não auto sabote sua empresa – Tente manter uma mente aberta sobre as possibilidades de marketing on-line, mesmo que sua indústria seja antiga, e mesmo se você estiver acostumado a meios mais tradicionais de marketing e publicidade. Estabelecer uma presença de linha de base pode ter um enorme benefício para seus clientes futuros, atuais e potenciais, proporcionando informações, direção e visibilidade.

Se você não está envolvido em qualquer tipo de campanha de marketing on-line, você definitivamente está sabotando seu próprio potencial e possivelmente se preparando para o futuro colapso. Seu negócio pode estar ficando bem sem um site ou qualquer divulgação on-line, mas isso não significa que você está melhor assim.

Desafie-se atualize-se, o mundo está se transformando, independente do setor em que você esteja, você irá se agradecer por isso mais tarde.

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